terça-feira, 27 de agosto de 2013

Finalmente punição para Juízes e Promotores Corruptos

Publicado por Unknown As terça-feira, 27 de agosto de 2013  |  Sem Comentarios



- CNJ APOSENTA compulsoriamente desembargadora do TJ de Tocantins, suspeita de vender Sentenças :: Em 27.11.2012
- CNJ mantém punição a juiz do MA por acusado de praticar atividade político-partidária :: Em 05.03.2013
     

Ao longo de sua história, o povo brasileiro acabou se acostumando com manchetes como estas nos jornais de todo país. E de tanto ver prosperar a impunidade passou a acreditar que a corrupção é uma mazela social a ser tolerada, já que seus atores nunca são alcançados e punidos; mas NÃO É !

     O Senado aprovou no último dia 06 de agosto substitutivo do senador Blairo Maggi (PR-MT) à proposta de emenda à Constituição, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) – PEC(s) 53/2011¹ e 75/2011². O objeto da PEC 53/2011 era o fim da “pena” de aposentadoria compulsória com vencimentos integrais para juízes corruptos. Já o objeto da 75/2011 era o fim do tratamento similar para prática de crimes graves por membros do Ministério Público, cuja punição resumia-se ao simples afastamento com direito a vencimentos integrais. Na verdade, trocava-se o 6 (seis) por meia dúzia.

     O que o Senador Blairo Maggi fez foi adaptar e incorporar ao texto da PEC 53/2011 o conteúdo da PEC 75/2011. Agora a PEC aprovada no Senado prevê não só a perda do cargo de Juízes e Promotores, como determina que os réus sejam afastados durante os primeiros 90 dias e permaneçam em regime de indisponibilidade por até dois anos. Prazo em que receberão um salário proporcional ao período trabalhado.

     Resumindo, o que a PEC 53 visa é acabar com a impunidade nestas duas casas, já que, aprovada, extinguirá com o privilégio destes servidores públicos, de serem premiados ou recompensados, com uma aposentadoria compulsória e vencimentos integrais, como “punição máxima” pelos crimes cometidos.

     A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados onde submeter-se-á a dois turnos de votação.  Esperemos que sem modificações que abrandem as sanções até então previstas. Na verdade, serão bem-vindas alterações que agravem ainda mais as penas impostas, já que com o nível de informação, de formação acadêmica e de privilégios que já desfrutam os titulares destes cargos, eles jamais deveriam, sequer, pensar em praticar estes delitos.

O povo brasileiro espera da votação em dois turnos, na Câmara dos Deputados, a mesma agilidade que se deu no Senado. O Blog SOS ICMS estará de olho e publicará o nome daqueles que votarem contra o povo brasileiro.

Autor Convidado: Edmilson Blohem

Nota¹ e ² - A PEC n. 53/2011, em sua redação original, prevê a abolição da pena de aposentadoria compulsória de magistrados e leva ao texto constitucional a figura da demissão, abrindo as portas para o fim da vitaliciedade da Magistratura. A PEC n. 75/2011, por sua vez, efetivamente extingue a garantia da vitaliciedade para os membros do Ministério Público, na medida em que autoriza a demissão administrativa aplicável diretamente pelo Conselho Nacional do Ministério Público – Nota Técnica PEC nº 53/11 - http://noticias.promad.adv.br/agmp/167937/.

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários :

Participe comentando. basta ter conta no Google.

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

Teste Teste Teste

Parceiros do Blog

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

© 2013 S.O.S ICMS . Editado por: Blohemdesigner . WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template . Proudly Powered by Blogger .
back to top